Comunicação

Notícias

Revitalização da Central do BrasilLista de Notícias

No último dia 7 de agosto, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro assinaram convênio para revitalizar a Central do Brasil, a maior estação de trem do Rio de Janeiro, operada pela SuperVia.

A estação se tornará um terminal multimodal de alto padrão com integração entre os diferentes modais de transporte e urbanização da região. As intervenções também contemplam o reordenamento do fluxo de passageiros e a construção de um shopping sobre as plataformas da estação de trem, que teria 35 mil metros quadrados e contaria com cinema, praça de alimentação, megastores e um hotel com mais de 200 quartos.

O plano de revitalização integra o acordo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria de Estado de Transportes e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), banco de fomento a políticas públicas. O projeto que deve ser apresentado em novembro, tem ainda a participação da Câmara Metropolitana do Rio de Janeiro.

Atualmente, cerca de 600 mil pessoas circulam diariamente pelo terminal. Com as ações de reordenamento e o fomento a novos investimentos, a expectativa é que esse fluxo aumente para um milhão de pessoas por dia.