Comunicação

Notícias

A escolha é sua. A segurança é de todos.Lista de Notícias

 

O fator humano é responsável por 90% dos acidentes no Brasil, segundo estudo da Organização Mundial da Saúde.  Para sensibilizar os motoristas sobre a responsabilidade de suas próprias decisões, as concessionárias da Odebrecht Rodovias lançaram a campanha “A escolha é sua. A segurança e de todos”, na Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro.

Usar o celular ao volante, dirigir alcoolizado e ultrapassar em local proibido estão entre as atitudes que colocam em risco a segurança de outras pessoas no trânsito. O uso do celular já é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Medicina do Trâfego (Abramet).

Problemas nos veículos e nas vias respondem cada um por apenas 5% dos acidentes. Considerando que a manutenção preventiva é responsabilidade do condutor e a capacidade de reagir a imprevistos nas vias também depende dos motoristas, o fator humano está presente em 100% das ocorrências, aponta o Observatório Nacional de Segurança Viária.  

Como forma de chamar a atenção para a participação de todos – motoristas, passageiros, ciclistas e pedestres –, o Conselho Nacional de Trânsito definiu o tema “Nós somos o trânsito” para as ações educativas em 2018.

Durante o mês de setembro, as cinco concessionárias Rota das Bandeiras, Rota do Oeste, Rota dos Coqueiros, Rota do Atlântico e Bahia Norte programaram palestras, distribuição de materiais educativos, serviços gratuitos de saúde para motoristas e ações em escolas públicas.